Mundo

Chávez desafia oposição a convocar referendo para tirá-lo do poder

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 22:06
Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desafiou nesta segunda-feira (27/9) a oposição a convocar um referendo para revogar o mandato, aproveitando os bons resultados obtidos nas eleições legislativas de domingo.

"Já cumpri três anos, tempo mais do que suficiente para que revoguem meu mandato. Convoquem já um (referendo) revogatório", disse Chávez em entrevista coletiva no Palácio de Miraflores, em Caracas.

"Agora dizem: ;Vamos derrotar Chávez. Mas por que esperar dois anos? E se em dois anos me recupero?" - desafiou Chávez ao comentar os resultados das eleições.

"Eu os desafio, faço um desafio público e oxalá algum de vocês me responda...".

"São todos uns partidinhos, micropartidos", disse Chávez sobre a oposição, chamada de "contra-revolucionária" e de "extrema-direita".

Segundo resultados oficiais parciais, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Chávez, elegeu 95 deputados, contra 63 para a coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD).

Com o resultado, Chávez não obtém dois terços da Assembléia e fica impedido de passar o rolo compressor sobre a oposição, como fez até o momento.

Chávez enfrentou em 2004 um referendo revogatório - mecanismo previsto na Constituição - e manteve o mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação