Mundo

Emissário americano volta a Jerusalém para tentar salvar negociações

Agência France-Presse
postado em 28/09/2010 12:22
O emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, retornou nesta terça-feira a Jerusalém para tentar salvar as negociações entre israelenses e palestinos após o fim da moratória de construção de novos assentamentos judaicos na Cisjordânia.

Mitchell se encontrará na noite desta terça em Tel Aviv com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, e na quarta-feira em Jerusalém com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Na quinta-feira, o enviado americano tem uma reunião agendada com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, em Ramallah (Cisjordânia).

O processo de paz, retomado no dia 2 de setembro sob os auspícios dos Estados Unidos, passa por um momento extremamente delicado devido à retomada das obras dos colonos judeus na Cisjordânia, que ficaram interrompidas durante 10 meses por um decreto do governo israelense, expirado no domingo.

Pouco antes do fim do prazo, a comunidade internacional aumentou a pressão sobre Netanyahu para que prolongasse a moratória, e Abbas chegou a afirmar que se retiraria da mesa de negociações se isto não acontecesse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação