Mundo

Emissário americano volta a Jerusalém para tentar salvar negociações

Agência France-Presse
postado em 28/09/2010 18:07
Jerusalém - O emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, retornou nesta terça-feira (28/9) a Jerusalém para tentar salvar as negociações entre israelenses e palestinos após o fim da moratória de construção de novos assentamentos judaicos na Cisjordânia.

Mitchell se reuniu na noite de terça-feira com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, em Tel Aviv. Nenhum comunicado foi divulgado após o encontro. Na quarta-feira, ele se encontrará com o premier Benjamin Netanyahu, e no dia seguinte, com o presidente Mahmud Abbas.

O senador americano verá Netanyahu em "um esforço suplementar para encotnrar uma solução e prosseguir com as negociações (com os palestinos)", segundo um comunicado publicado pelo premier israelense.

Netanyahu disse, ainda, que se reunirá com Abbas em outubro, em Paris, a convite do presidente francês, Nicolas Sarkozy, destacando que é "essencial" prosseguir com as negociações de paz.

Por outro lado, o chefe de governo israelense tentou minimizar o impacto das críticas internacionais suscitadas pela decisão de autorizar novas construções nas colônias, bem como as controversas declarações do ministro de Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, na tribuna das Nações Unidas.

"Quem decide continuar a construir as colônias e proporciona ajuda e proteção (aos colonos) é quem decide deter as negociações", disse Abbas à AFP, a bordo de um avião que o levava de Paris a Amã. "Mas continuamos determinados a assistir ao sucesso de negociações sérias e sinceras", acrescentou.

Segundo a rádio militar, o premier israelense busca criticar Abbas o menos possível para não dar a ele mais argumentos dos que já tem para suspender as negociações diretas retomadas em 2 de setembro, após 20 meses de interrupção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação