Agência France-Presse
postado em 28/09/2010 19:44
Miami - Um alerta de tormenta tropical foi emitido para algumas províncias de Cuba, bem como para Miami e o sul da Flórida, inclusive a região dos keys, que devem ser alcançados por um ciclone que se formou nesta terça-feira (28/9) no Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, na sigla em inglês).A entidade destacou que uma depressão tropical, formada no sul de Cuba, se fortalecerá nas próximas horas, transformando-se em uma nova tormenta tropical que receberá o nome Nicole e, segundo previsões, passará por Cuba esta noite, antes de chegar ao sudeste da península da Flórida, por volta do meio-dia de quarta-feira.
O alerta de tormenta tropical em Cuba atinge uma área entre as províncias de Matanzas rumo ao leste até Ciego de Avila. A advertência inclui as ilhas Cayman, o noroeste das Bahamas, toda a costa sudeste da Flórida, inclusive Miami e os keys, destacou o NHC. "Espera-se condições de tormenta tropical na área sob alerta nas próximas 36 horas", informou o centro de furacões.
Às 18h de Brasília (21h GMT), o ciclone estava 190km ao sul de Havana e 530km ao sul-sudoeste de Miami, deslocando-se na direção nordeste a uma velocidade de 17km/h com ventos máximos de 55km/h.
"Algum fortalecimento está previsto nas próximas 12 a 24 horas e espera-se que a depressão se transforme em tormenta tropical esta noite ou na quarta-feira", informou o NHC.
O ciclone provocará chuvas torrenciais que produzirão um acúmulo de água de 250mm, com picos de até 500mm em algumas áreas, trazendo o risco de inundações repentinas. Tornados isolados podem se formar no sul da Flórida e nos keys desde a noite desta terça-feira, informaram os meteorologistas.
Em Miami Beach e outras áreas baixas de toda a costa, muito propensas a inundações, as autoridades estão adotando todo o tipo de medidas - entre elas, limpeza da drenagem de ruas e distribuição de sacos de areia aos moradores - para enfrentar os temporais esperados para a quarta-feira.