Mundo

Dois senadores democratas apresentam projeto de reforma migratória nos EUA

Agência France-Presse
postado em 30/09/2010 16:06
Washington - Dois senadores democratas, o hispânico Robert Menéndez e Patrick Leahy, apresentaram um projeto de reforma migratória integral, informaram nesta quinta-feira (30/9) fontes de organizações de defesa dos imigrantes.

O projeto exige resultados tangíveis na vigilância das fronteiras antes que possa se considerar a hipótese de uma anistia para os imigrantes em situação irregular, exige que os empresários controlem a identidade de seus trabalhadores e abre a possibilidade de uma legalização mediante o pagamento de uma multa.

Os detalhes da reforma foram revelados por organizações não-governamentais, mas não foram confirmados ainda pelo gabinete do senador Menéndez (Nova Jersey).

"Não vamos fazer comentários a respeito no momento", explicou por e-mail a porta-voz do senador Paola Amador.

"O senador Menéndez nos prometeu liderança sobre este tema no Senado e cumpriu sua promessa", reagiu o representante democrata Luis Gutiérrez.

Duas reformas anteriores, em 2006 e 2007, elaboradas por republicanos e democratas, fracassaram no Congreso.

A reforma de Menéndez e Leahy descarta a possibilidade de um cartão biométrico para identificar os estrangeiros nos Estados Unidos, mas, em troca, exige do Departamento de Segurança Interna a implementação de um sistema para deter aqueles que estiverem com os passaportes fora da validade.

O projeto também inclui o chamado Dream Act, uma lei que daria rapidamente uma licença temporária a menores de 15 anos em situação irregular que quiserem manter os estudos superiores ou servirem ao Exército.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação