Mundo

Correa designa novo chefe da Polícia após rebelião

Agência France-Presse
postado em 01/10/2010 20:44
Quito - O general Fausto Franco assumiu nesta sexta-feira (1/10) o comando da Polícia do Equador, após a saída de Freddy Martínez, que renunciou em razão da rebelião de policiais contra a redução dos benefícios salariais.

Franco foi designado por Correa, que fará um expurgo na Polícia após a revolta na véspera, assinalou nesta sexta-feira o ministro do Interior, Gustavo Jalkh.

Durante a revolta, policiais rebelados impediram a saída de Correa de um hospital, para onde o presidente foi levado após ser agredido nos arredores de um quartel tomado pelos revoltosos.

Correa foi finalmente resgatado por tropas leais ao governo, que travaram um intenso tiroteio diante do hospital. A rebelião deixou quatro mortos e 193 feridos.

Policiais e militares rebelados também ocuparam diversos quartéis, as instalações da TV estatal do Equador, a Assembleia Legislativa e o Aeroporto Internacional de Quito.

Ao prestar juramento, Franco pediu aos agentes de "diferentes patentes que realizem seu trabalho com afinco, perseverança e paixão visando um país livre da delinquência".

"Estamos dispostos a mudar e realizaremos esta mudança", destacou o novo comandante da Polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação