Mundo

Choque de trens mata 36 na Indonésia

Agência France-Presse
postado em 02/10/2010 09:07
Pelo menos 36 pessoas morreram neste sábado no choque violento de um trem de passageiros contra outra composição na Indonésia.

A polícia afirmou que a tragédia foi provocada por uma falha humana, mas as investigações prosseguem sobre o acidente na estação de Petarukan Pemalang, na província de Java Central. "Trinta e seis pessoas morreram e mais de 30 ficaram gravemente feridas", disse à AFP o porta-voz do ministério indonésio dos Transportes, Bambang Ervan.

Um trem que seguia para Surabaya avançou contra os vagões traseiros de uma composição com destino a Semarang que estava parada na plataforma.

Dez horas depois do acidente, o balanço de vítimas ainda é parcial. A imprensa destaca que as equipes de resgate demoraram para chegar ao local e não têm os equipamentos adequados para liberar os passageiros presos nas ferragens.

O porta-voz da rede nacional de ferrovias, Sugeng Priyono, confirmou a demora no socorro. "As equipes de resgate demoraram porque os equipamentos pesados estavam longe do local do acidente", afirmou.

As vítimas estavam em três vagões, que descarrilaram e tombaram à margem dos trilhos.

Uma equipe de investigação viajou para o local da tragédia a partir de Jacarta, mas o porta-voz da polícia nacional, Iskandar Hasan, afirmou que a causa provável do acidente foi falha humana. "A suposta causa do acidente foi um erro no sistema de gestão do tráfego", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação