postado em 03/10/2010 06:44
Os Estados Unidos estudam lançar um alerta aos americanos que viajarem à Europa para que se mantenham vigilantes, informou neste sábado um funcionário do governo, depois que relatórios da inteligência sugeriram que poderia haver um iminente atentado da Al-Qaeda."Estamos analisando uma advertência sobre viagens para a Europa", disse o funcionário, que solicitou anonimato. "O essencial será dizer aos americanos que continuem viajando, mas que se mantenham vigilantes. O alerta poderá ser anunciado amanhã (domingo)", completou o funcionário.
Outro funcionário do governo disse à AFP que o Departamento de Estado tomaria "novas ações caso fosse necessário".
"Focamos e continuaremos focando no interesse da Al-Qaeda em nos atacar, atacar nossos aliados e nossos interesses. Não pouparemos esforços em desbaratar os planos dos terroristas, e tomaremos novas ações caso seja necessário", disse o funcionário.
Na última semana, veículos da imprensa informaram que agências de inteligência ocidentais tinham descoberto um plano da Al-Qaeda para lançar ataques na Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos.
Os relatórios afirmam que comandos armados planejavam tomar e assassinar reféns ocidentais de forma semelhante ao feito há dois anos contra dois hotéis na cidade indiana de Mumbai, nos quais dez homens armados mataram 166 pessoas e feriram outras 300.
Funcionários da inteligência e da diplomacia na Europa e nos Estados Unidos recusaram-se a confirmar a suposta conspiração oficialmente.
No entanto, um funcionário americano confirmou a informação na quarta-feira a jornalistas, mas disse que não estava claro quando ou onde o eventual ataque poderia ocorrer.