Agência France-Presse
postado em 03/10/2010 17:20
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou neste domingo a nacionalização de terras de propriedade de uma filial da companhia britânica Vestey na região central do país, durante a transmissão de seu programa de televisão no qual chamou a "acelerar a revolução agrária"."Quero dar conclusão à nacionalização das terras da chamada Companhia Inglesa", declarou Chávez durante seu programa "Alô, Presidente".
"Todas as terras da chamada ;Companhia Inglesa; já foram nacionalizadas, não quero perder nenhum dia mais", completou o presidente.
A Companhia Inglesa é filial da britânica Vestey, um grupo de empresas privadas, e as terras que foram nacionalizadas estão no estado de Apure, na planície central venezuelana.
O Estado venezuelano já tinha tomado o controle de propriedades da Vestey em 2005. Esta companhia tem terras e cabeças de gado em outros estados do país, como Guárico e Falcón, no centro norte do país.
Durante seu programa, Chávez pediu também que se acelerasse a nacionalização de terras nos próximos meses, uma vez que anunciou a expropriação da companhia de tecnologia agrícola venezuelana Agroisleña.
"A Agroisleña está expropriada. Passa a ser agora propriedade popular, propriedade pátria", disse Chávez, cujo partido socialista não conseguiu manter a maioria qualificada do Parlamento nas eleições legislativas há uma semana.
O presidente afirmou ainda que seu governo impulsionará a expropriação de grandes extensões de terras, sobretudo nos estados de Lara e Zulia, no noroeste do país, assim como em Apure.
"Vamos acelerar a revolução agrária, que não restem latifúndios nesta pátria", anunciou Chávez.