Agência France-Presse
postado em 03/10/2010 20:31
Bakir Izetbegovic lidera os resultados para o posto de representante muçulmano na presidência colegiada da Bósnia, superando Haris Silajdzic, personalidade importante para a comunidade muçulmana desde a guerra, segundo os resultados parciais das eleições gerais.
Izetbegovic, 54 anos, filho de Alija Izetbegovic, presidente da Bósnia e porta-estandarte da comunidade muçulmana durante a guerra de 1992-1995, tinha 33,49% dos votos, tendo 47% das urnas apuradas, indicou a Comissão Eleitoral.
Izetbegovic supera claramente Haris Silajdzic, que só obtinha 26,74%, chegando inclusive em terceiro lugar depois de Fahrudin Radoncic, homem de negócios proprietário do maior grupo de imprensa do país, que tinha 31,73% dos votos.
Bakir Izetbegovic é considerado um moderado e é partidário do diálogo com os sérvios da Bósnia, diferentemente de Haris Silajdzic, cujas posições são muito mais intransigentes.
A presidência colegial da Bósnia compreende três membros, um muçulmano, um sérvio e um croata.
Para o posto de representante croata, no entanto, o titular Zeljko Komsic, dispõe de uma sólida vantagem sobre seus competidores, com 55,64% dos votos, segundo resultados parciais.
Entre os sérvios da Bósnia, o titular Nebojsa Radmanovic tinha 50,05% dos votos, e era seguido de perto por Mladen Ivanic, que obteve 47,15% dos votos, segundo resultados parciais.
Mladen Ivanic é o candidato de uma coalizão de partidos de oposição a Milorad Dodik, primeiro-ministro em fim de mandato e homem forte da Republika Srpska, a entidade dos sérvios na Bósnia.