Agência France-Presse
postado em 03/10/2010 21:52
As autoridades do departamento colombiano de Antioquia (noroeste) baixaram para dez o número de pessoas que foram arrastadas por um deslizamento ocorrido na segunda-feira passada nessa região, quando inicialmente falava-se em 30, disse neste domingo à AFP um porta-voz oficial.
"Temos oficialmente uma cifra de dez pessoas desaparecidas, com base nas indicações de familiares que se comunicaram com as autoridades", declarou Pablo Puerta, porta-voz do Departamento do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperaçõa de Desastres (Depard) de Antioquia.
Inicialmente, as autoridades, baseando-se em relatórios de testemunhas, tinham afirmado que o deslizamento, que ocorreu em um local conhecido como Manglar, a três horas de carro de Medellín (capital de Antioquia), 30 pessoas poderiam ter morrido.
No entanto, Puerta deixou aberta neste domingo a possibilidade da existência de outras vítimas que ainda não foram reportadas.
O funcionário completou que, até o momento, apenas foi resgatada uma das vítimas, devido às difíceis condições da região e pelo fato de as atividades de resgate terem sido suspensas por conta das intensas chuvas.
O Ministério do Interior alertou neste domingo novamente sobre a intensidade das chuvas que afetam grande parte do país e que desde março deixam 81 mortos e 855.000 afetados.