Mundo

Reunificação da Alemanha, que encerrou a Guerra Fria, completa 20 anos

postado em 04/10/2010 08:00
Discursos oficiais, fogos de artifício e programas de história exibidos na TV marcaram ontem a celebração do 20; aniversário da reunificação da Alemanha, um episódio simbólico do fim da Guerra Fria. A cerimônia mais importante, com o presidenta Christian Wulff e a chanceler Angela Merkel, ocorreu na cidade de Bremen. Todo ano, a celebração é sediada em um estado diferente.

Milhares de pessoas viajaram a Bremen, entre elas o secretário-geral da Otan, o dinamarquês Anders Fogh Rassmussen; o presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy; e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. O chefe de Estado americano, Barack Obama, enviou felicitações e saudou ;a coragem e a convicção do povo alemão, que derrubou o Muro de Berlim e acabou, assim, com décadas de separação dolorosa e artificial;.

A unificação da capitalista Alemanha Ocidental com a comunista Alemanha Oriental ; duas entidades separadas após a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial ; ocorreu menos de 11 meses depois da queda do Muro de Berlim. A antiga República Democrática da Alemanha (RDA), com muitas dificuldades econômicas, acabou após meses de manifestações pacíficas, em uma mudança decisiva para a unificação europeia.

A chanceler Merkel, que cresceu na Alemanha Oriental, lembrou como sua vida mudou com a reunificação, em uma entrevista ao jornal Bild. ;De repente, podia fazer todo tipo de coisas que antes não podia imaginar. Na RDA, sempre tive o sentimento que não podia chegar até onde era capaz`, afirmou. Uma segunda cerimônia ocorreu à tarde em Berlim, diante do Bundestag (Parlamento), antes de uma apresentação de fogos de artifício. O presidente do Bundestag, Norbert Lammert, foi muito criticado pela oposição de esquerda por ter organizado um show caro.

Milhares de pessoas se reuniram nas ruas da capital alemã para celebrar os 20 anos da reunificação. Os jornais publicaram muitas fotos da época, enquanto os canais de televisão exibiam programas históricos, assim como um grande concerto de antigas estrelas do rock da Alemanha Oriental. Uma pesquisa divulgada na sexta-feira pelo canal de tevê ZDF revelou que 84% dos alemães aprovam a reunificação, contra 14% que são contrários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação