Agência France-Presse
postado em 04/10/2010 13:14
PARIS - O primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou que os manifestantes que se mobilizaram no último sábado contra a reforma do sistema de aposentadorias promovida pelo governo francês "estão equivocados". Fillon fez alusão aos protestos organizados em 2003 quando ele mesmo tentou aprovar uma reforma do sistema de aposentadorias.No sábado, pela terceira vez em um mês, 899 mil pessoas (segundo o ministério do Interior) ou 2,9 milhões - de acordo com os sindicatos - voltaram a se manifestar contra a reforma das aposentadorias impulsionada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Fillon reiterou a negativa do governo de modificar os pontos essenciais da reforma, a principal do mandato de Sarkozy, que prevê o aumento de 60 para 62 na idade mínima legal para a aposentadoria. Também estipula o aumento de 65 para 67 anos a idade necessária para cobrar o valor completo da pensão.
O texto foi aprovado pelos deputados da maioria governista no dia 15 de setembro e deve chegar nsta terça-feira para apreciação ao Senado.