Agência France-Presse
postado em 04/10/2010 16:37
Washington - Os adolescentes americanos usam muito mais preservativos do que os maiores de 40 anos nas relações sexuais ocasionais, revelou a maior pesquisa nacional sobre sexualidade realizada desde 1992 e publicada nesta segunda-feira (4/10).Segundo pesquisa chefiada por cientistas do Centro para a Promoção da Saúde Sexual (CSHP) da Universidade de Indiana (norte), a maioria dos jovens de 14 a 17 anos - 80% dos rapazes e 69% das moças - sexualmente ativos usa preservativos.
Em comparação, menos de 50% dos maiores de 40 anos que mantêm relações sexuais ocasionais usam camisinha, revelou a pesquisa, realizada com 5.865 adolescentes e adultos de 14 a 94 anos, publicada em edição especial da revista americana de medicina "The Journal of Sexual Medicine".
Essa pesquisa nacional sobre saúde e comportamentos sexuais (The National Survey of Sexual Health and Behavior) também indica que os americanos, no conjunto, recorrem a 40 práticas sexuais diferentes nas relações.
"Esta pesquisa é uma das mais extensas realizadas ao nível nacional e inclui os comportamentos sexuais e o uso dos preservativos em um leque de idades que abarca 80 anos no total", destacou em comunicado o diretor do Centro de Promoção de Saúde Sexual, Michael Reece, um dos principais autores deste trabalho.
"Os médicos e responsáveis políticos de saúde pública precisam destes resultados e dados produzidos por este estudo para combater a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis", acrescentou.
A pesquisa também demonstrou números dissonantes: 85% dos homens afirmaram que a parceira teve um orgasmo na última relação contra 66% das mulheres.
A pesquisa foi financiada pela Church & Dwight Co., fabricante, entre outras coisas, de preservativos.