Agência France-Presse
postado em 04/10/2010 18:10
Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, conversou no fim de semana com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para tentar salvar o novo diálogo de paz entre israelenses e palestinos, confirmou o porta-voz nesta segunda-feira (4/10)."Só posso dizer que foram discutidas ideias mais à frente. Além disso, não vou dar mais detalhes", disse Crowley sobre a conversa que Hillary teve com o primeiro-ministro israelense no domingo. "Foi uma conversa construtiva", disse aos jornalistas.
Crowley disse que o emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, tinha voltado a Washington após a intensa viagem por Israel, Cisjordânia, Qatar, Egito e Jordânia.
As negociações bilaterais apoiadas pelos Estados Unidos começaram em Washington, em 2 de setembro, mas estiveram em perigo desde que Israel se negou a estender a moratória de dez meses para novos assentamentos na Cisjordânia, que terminou na semana passada.
"Reconhecemos que é complicado, que estamos diante de um obstáculo", disse. "Sabemos que haverá outros a medida que avançarmos, mas... manteremos nosso diálogo intenso... com ambas as partes nos próximos dias", completou.