Agência France-Presse
postado em 04/10/2010 20:08
Teerã - O diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, informou que um "pequeno vazamento" em um depósito perto do reator de Bushehr atrasará o lançamento da usina nuclear, informou nesta segunda-feira (4/10) a agência oficial Irna."Durante o processo de limpeza, foi detectado um pequeno escapamento perto do reator, e foi detido. O vazamento atrasou as operações durante alguns dias", disse Salehi à Irna. Ele não deu maiores detalhes sobre o vazamento, mas acrescentou que "o coração do reator funcionava muito bem".
Salehi já havia dito na última quarta-feira que a geração de eletricidade da primeira usina nuclear do país teria um atraso de dois meses com relação à data prevista, estimando que estaria em funcionamento em janeiro.
O Irã começou a abastecer a usina com combustível enviado da Rússia em 21 de agosto. O porta-voz da agência nuclear iraniana, Ali Shirzadian, anunciou na ocasião que a usina estaria ligada a uma rede até o fim de outubro ou no começo de novembro.
Mas em 31 de agosto, Salehi informou sobre alguns atrasos causados pelas altas temperaturas em Busehr, que forçaram os operários a trabalhar de noite.
Nenhuma outra razão foi evocada, mas fontes oficiais reconheceram que um vírus informático, Stuxnet, afetou milhares de computadores industriais no Irã.
Eles desmentiram que Bushehr tenha sido afetada, embora tenham admitido que computadores pessoais dos funcionários da usina foram infectados.
Salehi disse na segunda-feira que o último atraso não tinha "nada a ver com este vírus".
O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou seis resoluções contra o Irã, quatro delas com sanções, pelo programa nuclear, que suspeita-se seja usado com objetivos militares, algo que é negado por Teerã.