Mundo

EUA espera rápida extradição do "mercador da morte"

Agência France-Presse
postado em 05/10/2010 16:25
Washington - Os Estados Unidos esperam uma "rápida extradição" por parte da Tailândia do traficante internacional de armas Viktor Bout, conhecido como "mercador da morte", disse nesta terça-feira (5/10) o Departamento de Estado.

"Esperamos ter em breve Viktor Bout em uma prisão próxima de nós", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, aos jornalistas.

"Creio que há um período de espera necessário. Esperamos que, depois deste período determinado pela lei tailandesa, haja uma rápida extradição de Viktor Bout para os Estados Unidos", acrescentou.

Um tribunal tailandês concluiu nesta terça-feira um processo que impedia a extradição para os Estados Unidos de Bout, que as autoridades americanas querem julgar no território.

Em agosto, a justiça do país asiático havia aceitado extraditar o russo para os Estados Unidos sob as acusações de "terrorismo", mas o procedimento estava bloqueado por causa de um segundo processo por "lavagem de dinheiro" e "fraude" que as autoridades americanas tinham aberto no começo do ano temendo que o primeiro fracassasse.

Bout pode ser condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos caso seja condenado pelos crimes pelos quais é acusado, incluindo conspiração para assassinar cidadãos americanos e para fornecer material, recursos e apoio a organizações terroristas estrangeiras.

Viktor Bout, ex-oficial da Força Aérea soviética foi detido em março de 2008 em um hotel de Bangcoc, depois de ter se reunido com agentes americanos que se fizeram passar por membros da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Bout inspirou o personagem principal do filme "Senhor das armas", vivido por Nicholas Cage.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação