Mundo

Bachelet destaca combate à violência contra mulheres na ONU

Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 09:24
MONTREAL - A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet destacou que vai fazer da luta contra a violência às mulheres a prioridade da "ONU Mulheres", a nova agência da Organização das Nações Unidas da qual será a coordenadora.

"Há problemas urgentes e há outros importantes. Eu diria que a violência contra as mulheres e a violência doméstica são urgentes", afirmou Bachellet em Montreal ao receber o prêmio da coragem feminina, concedido pela Rádio Canadá e a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Criada ano passado, a distinção foi concedida em 2009 à colombiana Ingrid Betancourt, ex-refém das Farc. Para Bachelet, a violência contra as mulheres não existe apenas nos países em desenvolvimento, mas também nas nações desenvolvidas.

"Em vários países se mutila o sexo das meninas. Há também casos em que elas são forçadas ao casamento com homens mais velhos. Isso é violência contra as mulheres", afirmou Bachelet, de 59 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação