Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 09:53
BERLIM - O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizi;re, criticou nesta quarta-feira (6/10) o alarmismo de alguns países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, por sua forma de alertar sobre possíveis atentados na Europa. A autoridade considera que essa abordagem serve apenas para "propagar o terror", como querem os terroristas."Levamos tudo isso muito a sério. Mas a maneira de apresentar (as ameaças) em praça pública é algo que os terroristas também utilizam, exatamente porque querem propagar o terror. Nós trabalhamos muito e falamos pouco", declarou à rádio Deutschlandfunk.
"Ninguém pode errar com isso. A Alemanha também é um alvo dos terroristas. Por outro lado, não há nenhum indício concreto de que haja um projeto de atentado iminente", destacou o ministro.
Estados Unidos, Reino Unido e Japão lançaram alertas a seus cidadãos acerca de "potenciais riscos de atentados terroristas", em particular na Alemanha e na França, pedindo que as pessoas se mantenham atentas em lugares públicos.
As autoridades alemãs permanecem em estado e alerta e investigam "numerosos" indícios, "que vêm também de fontes independentes", de atividades terroristas na fronteira entre Afeganistão e Paquistão, de acordo com Maizi;re.
No entanto, "a segurança e o combate ao perigo que a população corre têm prioridade sobre declarações públicas e sobre a questão de saber qual postura deve ser adotada publicamente", concluiu.