Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 10:51
BRUXELAS - O déficit e a dívida da Grécia dos últimos três anos, particularmente em 2009, serão revisados com alta considerável. A informação é de uma fonte da Comissão Europeia após análise exaustiva das contas públicas de Atenas.
"Teremos uma correção dos dados do déficit e da dívida gregos para o período entre 2006 e 2009", declarou a fonte. Segundo ela, os dados concretos serão anunciados até o fim de outubro.
A agência europeia de estatísticas, Eurostat, expressou em abril suas dúvidas sobre as informações anunciadas pelo governo grego e iniciou as investigações. Uma fonte do ministério grego das Finanças admitiu na terça-feira que o déficit em 2009 pode superar 14% do Produto Interno Bruto (PIB) após a revisão. O dado foi anunciado inicialmente em 13,6% do PIB.
A fonte garantiu, no entanto, que a reavaliação não vai alterar as metas de redução do déficit e da dívida públicos que o governo assumiu até 2013. Na ocasião, foi acertado que a contrapartida seria a troca de um plano de resgate financeiro aprovado em maio pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).