Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 16:00
Washington - A América Latina deve estar alerta após a tentativa de golpe de Estado no Equador, tendo em vista que situações parecidas podem se repetir em outras partes da região, advertiu nesta quarta-feira (6/10) o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.Insulza disse durante uma sessão extraordinária da OEA que as autoridades do continente acreditavam que o golpe de Honduras de junho de 2009, que derrubou o presidente Manuel Zelaya, tinha sido uma exceção em uma região que teve anos de estabilidade democrática.
"Tentou-se outra vez. É possível que, se não tivermos cuidado, possa ocorrer novamente", disse Insulza ao advertir: "Em nosso continente ainda há aqueles que, apesar de serem minoria, estão dipostos a agir e a aproveitar qualquer conjuntura para provocar desestabilizações".
Insulza reiterou que o ocorrido no Equador na última quinta-feira, quando a polícia se rebelou e manteve o presidente Rafael Correa em seu poder, foi "uma tentativa de golpe de Estado". "A intenção de alguns que estavam por trás desta ação era causar com esta revolta uma desestabilização do governo", ressaltou.