Mundo

Francês é assassinado e carro britânico é atacado no Iêmen

Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 16:07
Sanaa - Um membro da embaixada britânica ficou ferido e um francês que trabalhava para um grupo de energia foi assassinado nesta quarta-feira (6/10) em Sana, em dois incidentes que ilustram a precária situação do Iêmen, cada vez mais ameaçado pela Al-Qaeda.

Segundo a polícia, um foguete atingiu nesta quarta-feira um automóvel blindado da embaixada da Grã-Bretanha em Sana, que transportava cinco pessoas, membros do pessoal da delegação.

A número dois da embaixada, a diplomata Fiona Gibb, estava a bordo, mas saiu incólume. Um membro da embaixada ficou ferido, anunciou em Londres o Foreign Office, sem dar mais detalhes.

Trata-se do segundo atentado contra representantes da embaixada britânica no Iêmem nos últimos seis meses.

O embaixador britânico, Timothy Torlot, foi alvo de uma tentativa de atentado em 26 de abril. Um suicida que levava um cinto com explosivos lançou-se contra um comboio quando estava a cerca de 600m do edifício da chancelaria. Esse ataque foi reivindicado pela Al-Qarda na Península Arábica (AQPA).

Por outro lado, a França confirmou nesta quarta-feira que um francês, diretor de uma empresa austríaca presente no Iêmen, foi assassinado a tiros.

Fontes dos serviços de segurança iemenitas indicaram que o francês, diretor do grupo de energia austríaco OMV, foi baleado por um guarda que "disparou contra o diretor ao grito de Allahu Akbar ("Alá é grande")".

Esses ataques, ainda não reivindicados, coincidiram com a visita a Sana do diretor político do Departamento de Estado americano William Burns, que assegurou ao presidente Ali Abdalá Sale a determinação do país em "ajudar o Iêmem a superar os desafios em matéria de segurança".

O movimento AQPA multiplica os sangrentos ataques contra as forças de segurança iemenitas no leste e sudeste do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação