Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 17:47
Porto Princípe - O ex-presidente americano Bill Clinton visitou nesta quarta-feira (6/10) um campo de desabrigados nas imediações de Porto Príncipe após a chegada ao Haiti, onde deve participar de uma reunião sobre a reconstrução do país, devastado por um violento terremoto, constatou um jornalista da AFP.Após uma forte chuva na véspera que inundou o campo, Bill Clinton - co-presidente da Comissão Interina para a Reconstrução do Haiti (CIRH) que deve realizar à tarde sua terceira reunião - teve um encontro com dezenas de haitianos desse campo, o maior do país, instalado em um antigo campo de golfe.
"As barracas não resistem mais às fortes tempestades. Não podemos continuar a viver nestas condições horríveis", disse uma mulher que tentava se aproximar de Clinton.
"Expliquei o que vamos fazer para construir novos abrigos. Ouvi o que eles pedem, como comida, e disse que vamos tentar mudar isso e falei das escolas e da geração de empregos", afirmou Clinton.
Como faz normalmente antes de deixar um campo, o ex-presidente americano apertou as mãos de vários haitianos e conversou com alguns jovens.
Pouco depois, Clinton deve participar ao lado do primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive da terceira reunião da CIRH.
O papel da Comissão é supervisionar a utilização dos cerca de US$ 3,8 bilhões de ajuda prometidos a curto prazo pela comunidade internacional para ajudar o Haiti a se recuperar do terremoto de 12 de janeiro.