Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chile ensaia resgate de mineiros

Mina San Jose - Diante da iminente conclusão do túnel para retirar os 33 mineiros presos no norte do Chile, os socorristas realizaram nesta quinta-feira (7/10) um ensaio geral das operações pós-resgate.

O túnel deve chegar aos mineiros presos sob a terra há dois meses já no próximo sábado, deflagrando a contagem regressiva para o resgate, no prazo de dois a dez dias.

Um helicóptero da Força Aérea do Chile (FACH) realizou vários voos para treinar o pouso e a decolagem do heliporto da mina, situado em uma ladeira de montanha.

O objetivo foi medir com precisão o tempo da viagem entre a mina e o hospital estatal de Copiapó, algo em torno de 12 minutos.

"Teremos um relatório amanhã (sexta-feira)", disse o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

Também estão previstos exercícios com a cápsula de resgate e no hospital de campanha armado em torno da mina.

"Quanto mais treinarmos, menos problemas vamos ter, mais coordenados vamos estar. Cada passo estará calculado, cada risco, minimizado", assinalou o gerente-regional da Associação Chilena de Segurança (ASCH), Alejandro Pino.

O ministro Golborne informou hoje que a perfuradora B, a mais sofisticada das três que trabalham no resgate, alcançou os 535m dos 624 totais e que poderá chegar aos mineiros no próximo sábado.

O ministro não quis se comprometer com nenhuma data para o resgate dos mineiros, que serão içados pelo túnel criado, mas calculou que, no melhor dos casos, será dentro de dois ou três dias a partir de sábado e, no pior, deverá levar de oito a dez dias.