Mundo

Após se recuperar de uma trombose, Lugo retoma a rotina no palácio

postado em 08/10/2010 08:00

Depois de passar cinco dias em São Paulo, onde se recuperou de uma trombose decorrente do tratamento de câncer linfático, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, voltou ontem ao trabalho no Palácio de López, sede do governo em Assunção. Por telefone, uma fonte política garantiu ao Correio que, enquanto o presidente esteve fora do país, houve ;movimentações; nos bastidores do poder. ;Os setores de direita esperam que Lugo abra mão do cargo em favor do vice-presidente, Federico Franco; por outra parte, para garantir o apoio das Forças Armadas enquanto Lugo estava no Brasil, assessores garantiram mudanças e promoções de oficiais;, disse.

Aos 59 anos, Lugo luta para vencer o câncer, considerado de baixa malignidade. O senador paraguaio Alfredo Jaeggli, dissidente do governista Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), disse ontem que o presidente ;deve pedir licença por pelo menos seis meses, porque não pode seguir governando com a saúde quebrantada;. Franco, por sua vez, negou anteontem que estivesse liderando uma conspiração para substituir Lugo, mas destacou estar na linha de sucessão presidencial. ;Se acontece algo com o presidente, tem que assumir o vice. Não há opção. A alternativa é que me matem. Não há possibilidade de golpe no país;, destacou o vice-presidente, durante coletiva de imprensa aos meios paraguaios.

Já o chefe de gabinete, López Perito, defensor de Lugo, denunciou ;um interesse oportunista; no país e desprezou ;as opiniões políticas que contradizem abertamente; os médicos. Os especialistas que tratam do chefe de Estado paraguaio garantiram que ele tem condições de governar até o fim do mandato de cinco anos, que finaliza em agosto de 2013. ;Se não houver motivo real, não abandonará o cargo;, completou Perito.

Reunião
Ontem, Lugo se reuniu com ministros, pela manhã, e com líderes das Forças Armadas, à tarde. De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, os militares teriam emitido ordens de promoção de oficiais assinadas pelo coronel José María Duarte Fleytas e pelo presidente da República, apesar de que Lugo se encontrava em São Paulo. Em 20 de setembro, Lugo já tinha modificado os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea, destituindo uma cúpula que trabalhou por menos de um ano. Em agosto, o presidente havia substituído o ministro de Defesa, Luis Bareiro Spaini, que teria provocado atritos com os Estados Unidos.

Em janeiro de 2009, Lugo foi operado da próstata. Além disso, tem periodicamente recebido atendimento médico por causa de problemas de circulação sanguínea nas pernas. Segundo o médico Alfredo Boccia, a próxima consulta está marcada para o próximo dia 16. ;Ele será submetido à quarta sessão de quimioterapia, das seis planejadas para combater o linfoma;, explicou Boccia. O presidente mostra-se otimista. ;Acho que esta doença que Deus me deu é para fortalecer o espírito;, declarou.

"Acho que esta doença que Deus me deu é para fortalecer o espírito;
Fernando Lugo, presidente do Paraguai

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação