Mundo

Dissidente chinês Liu Xiaobo ganha Nobel da Paz

Agência France-Presse
postado em 08/10/2010 07:38
O dissidente chinês Liu Xiaobo, que está preso, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz 2010 por sua longa luta não violenta pelos direitos humanos na China, informou nesta sexta-feira em Oslo o Comitê Nobel.

Liu, de 54 anos, foi detido pela primeira vez após os célebres protestos do movimento estudantil na praça da Paz Celestial, em Pequim, em junho de 1989, violentamente reprimidos pelo governo.

[SAIBAMAIS]Em dezembro de 2009, o dissidente foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", em um julgamento que gerou uma onda de protestos por todo o mundo.

Liu foi preso novamente em 2008 por ter sido um dos 10.000 signatários da Carta 08, petição formulada para exigir reformas políticas no regime comunista chinês.

Ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, segunda maior economia mundial, deveria assumir "mais responsabilidades" devido a seu cada vez mais importante papel no cenário internacional.

O Prêmio Nobel da Paz é tradicionalmente entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação