Agência France-Presse
postado em 08/10/2010 14:51
SYRTA - Os países árabes darão um prazo de um mês a Washington para que desbloqueie as negociações diretas entre israelenses e palestinos antes de avaliar outras alternativas.
Segundo um diplomata árabe, que preferiu não se identificar, o projeto de resolução estipula que os países árabes "concedam uma oportunidade de um mês à administração para tentar obter a retomada das negociações, principalmente mediante a suspensão da colonização israelense". O projeto deve ser adotado ainda nesta sexta-feira durante a reunião do Comitê de Acompanhamento árabe em Syrta (Líbia).
O texto prevê também uma nova reunião do Comitê de Acompanhamento dentro de um mês para examinar as alternativas políticas, caso fracassem os esforços diplomáticos.
Mais cedo, o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, estimou que as circunstâncias são negativas e pouco favoráveis às negociações diretas entre palestinos e israelenses.
O presidente palestino Mahmud Abbas deve fazer nesta noite um importante discurso sobre o encontro com o comitê. "A situação é negativa e não favorável a negociações diretas", declarou. Neste sábado, ele participa de uma reunião preparatória da cúpula árabe-africana. "Vamos ouvi-lo e analisar a situação. Mas não vamos dizer o que se deve fazer", indicou Musa.