Mundo

Venezuela e Colômbia vão constuir ponte como símbolo de parceria

postado em 08/10/2010 15:12
Brasília ; O símbolo da aproximação da Colômbia e Venezuela, depois que os dois países reataram as relações diplomáticas, será uma ponte construída na região fronteiriça. A ponte no setor de Tienditas é um dos quatro projetos de interligação de colombianos e venezuelanos. Autoridades decidiram ainda intensificar as parcerias para a garantia de segurança e o combate ao narcotráfico. No próximo dia 20, serão definidas as ações.

As iniciativas foram anunciadas nesta quinta-feira (7/10) durante reunião dos ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, e da Colômbia, Maria Angela Holguin. Pelo que ficou acertado, os chanceleres afirmaram que será possível restaurar a passagem de pedestres nas áreas de fronteira. Maduro e Holguín negociaram ainda um acordo sobre o transporte internacional de mercadorias pela estrada que une a Venezuela à Colômbia.

Até novembro os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e Colômbia, Juan Manuel Santos, voltarão a se reunir para fechar os últimos detalhes referentes ao acordo de paz, selado em julho. Chávez rompeu relações diplomáticas com o então presidente Álvaro Uribe depois que em uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) houve a denúncia de que guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) treinavam em território venezuelano.

Chávez negou que acobertasse as ações das Farc. Empossado presidente da República, em julho, Santos se reuniu com o venezuelano e encerraram o impasse. Na busca pela aproximação dos dois países foram criadas comissões de trabalho em áreas consideradas essenciais para as regiões, como segurança pública, transportes, energia e comércio, além de infraestrutura.

As informações são da imprensa pública da Venezuela, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), e da Presidência da República da Colômbia. Também participaram da reunião ontem, em Cúcuta, no Norte da Venezuela, os ministros dos dois países das áreas de energia, comércio, defesa e transportes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação