Mundo

Rússia se alia com a Índia para dar impulso à indústria militar

Agência France-Presse
postado em 08/10/2010 16:31
Moscou - A Rússia se aliou à Índia para desenvolver aviões caça de quinta geração com um acordo que permitirá a Moscou embolsar US$ 30 bilhões e reativar a indústria militar para recuperar o atraso tecnológico.

O projeto anunciado pelo ministro indiano da Defesa, A.K Antony, prevê o desenvolvimento comum desse tipo de avião entre a sociedade indiana Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) e a russa Sukhoi.

Segundo Antony, a Índia fará um pedido de 250 a 300 aviões desse tipo. O total desse contrato é de cerca de US$ 30 bilhões, segundo os especialistas.

A Rússia não fabrica atualmente mais que um tipo de avião de caça de quinta geração, o T-50, testado com sucesso no fim de janeiro. A Índia quer dispor de um avião de dois lugares ainda por fazer.

A Índia, primeiro comprador mundial de armamento entre os países emergentes, fixou como objetivo modernizar o exército e, para isso, necessita da Rússia, tendo em vista que, junto com os Estados Unidos, é o único país que fabrica caças de quinta geração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação