Mundo

Novo líder trabalhista Ed Miliband nomeia gabinete de oposição

Agência France-Presse
postado em 08/10/2010 18:18
Londres - O novo líder do opositor partido trabalhista, Ed Miliband, anunciou nesta sexta-feira (8/10) a composição do "gabinete sombra", no qual a pasta chave de Economia será ocupada pelo ex-ministro do Interior Alan Johnson.

A encarregada das Relações Exteriores será a ascendente Yvette Cooper, enquanto o marido dela, Ed Balls, ex-ministro de Educação que também aspirava a liderar o partido, será o titular do Interior.

Ed Miliband que, contrariando os prognósticos políticos de duas semanas atrás, se tornou o novo líder do partido ao derrotar seu irmão mais velho e grande favorito, David Miliband, declarou que a "missão central" da equipe será "ganhar de novo a confiança do povo britânico e voltar a levar os trabalhistas ao poder".

"Juntos, esta nova geração de trabalhistas atuará para repudiarmos juntos o pessimismo do governo de coalizão, enquanto estabelecermos nossa visão do que a Grã-Bretanha pode fazer", acrescentou o ex-ministro da Energia, de 40 anos.

A "nova geração" é formada, no entanto, por uma mistura de quarentões com experiência de governo como o próprio Miliband, Balls e Cooper, e veteranos como Alan Johnson, de 60 anos.

Enquanto porta-voz de Economia, Johnson liderará a oposição trabalhista ao plano de austeridade previsto pelo governo de coalizão, liderado por David Cameron, que deve ser detalhado em 20 de outubro no Parlamento pelo ministro George Osborne.

Em uma primeira reação após a nomeação, o veterano ;blairista; anunciou, no entanto, que não se oporá às medidas de governo por "diversão" e que trabalhará com Ed Miliband para desenvolver uma alternativa "real e responsável" aos "perigosos planos" da coalizão.

A nomeação de Johnson, que apoiou a candidatura de David, é vista também como um gesto de Ed Miliband aos seguidores do irmão.

Outro aspirante derrotado a dirigir o trabalhismo, o ex-ministro da Saúde Andy Burnham, será o encarregado da Educação, e os assessores de Miliband, Douglas Alexander e Jim Murphy, se ocuparão dos âmbitos importantes de Trabalho e Pensões, e Defesa, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação