Mundo

Hungria prende diretor de empresa responsável por vazamento tóxico

Agência France-Presse
postado em 11/10/2010 11:48
A polícia húngara prendeu nesta segunda-feira o diretor geral da MAL, a empresa proprietária da fábrica que provocou um grave acidente químico que deixou oito mortos e uma catástrofe ecológica no país, anunciou o ministério do Interior.

Zoltan Bakonyi é filho de um dos donos da empresa. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, já havia informado sobre a prisão de um diretor da companhia.

"A empresa responsável pela catástrofe de lama vermelha deve ser colocada sob controle do Estado", afirmou o chefe de Governo.

A polícia ainda investiga as causas do vazamento de 4 de outubro de lama vermelha tóxica procedente de um depósito fissurado da fábrica de alumínio de Ajka.

Nesta segunda-feira, as autoridades anunciaram que encontraram o corpo do último desaparecido no acidente, o que elevou o balanço a oito mortos.

O corpo foi encontraro perto de Devecser, que ao lado de Kilontar foi a mais afetada pelo vazamento de lama tóxica após a fissura de um depósito na fábrica de alumínio de Ajka, 160 quilômetros ao oeste de Budapeste.

Além das oito vítimas fatais, 45 pessoas permanecem hospitalizadas, duas delas em estado grave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação