Jornal Correio Braziliense

Mundo

Resgate dos mineiros deve começar às 00h de quarta-feira

O início do resgate dos 33 mineiros presos no Chile está previsto para as 00H00 de quarta-feira, informou nesta segunda-feira o ministro da Mineração, Laurence Golborne, em coletiva de imprensa.

O ministro também informou que a cápsula que será utilizada no resgate foi testada dentro do duto e desceu 610 metros, 12 antes de chegar ao ponto a que os mineiros têm acesso.

"Os resultados deste teste foram muito satisfatórios, muito positivos", assinalou. "A cápsula se comporta muito bem dentro do duto, se adapta ao deslocamento com revestimento. Não existe movimento de balançar dentro da cápsula. Não existe sequer queda de terra dentro do duto".

O teste foi realizado na madrugada desta segunda, depois que registrado um defeito no sistema de revestimento com tubos metálicos, o que obrigou a reduzir o número de metros revestidos dos 96 iniciais a 56 metros.

"Devido a esta situação (o defeito), decidiu-se realizar um teste o mais real possível com a cápsula Fênix um, chegando até os 610 metros de profundidade", explicou ainda.