Mundo

Dois estrangeiros são presos no Irã por terem entrevistado filho de Sakineh

Agência France-Presse
postado em 11/10/2010 15:12

Teerã - Dois estrangeiros acusados de terem entrevistado o filho de Sakineh Mohammadi-Ashtiani, uma iraniana condenada à morte por apedrejamento, foram presos no Irã, anunciou nesta segunda-feira (11/10) o procurador Gholam Hossein Mohseni Ejeie à imprensa iraniana.

"Os primeiros elementos da investigação mostram que essas pessoas entraram no país como turistas (...) e fizeram perguntas ao filho de Sakineh Mohammadi. Esses dois estrangeiros estão detidos neste momento", disse o procurador, citado pela agência Isna.

Um pouco antes, o Comitê Internacional contra a Lapidação, com sede na Alemanha, indicou que temia que o filho de Mohammadi-Ashtiani tivesse sido preso no domingo, assim como o advogado Houtan Kian e dois jornalistas alemães.

Sakineh Mohammadi-Ashtiani, de 43 anos, foi condenada em 2006 a dez anos de prisão por participação no assassinato do marido com um dos amantes, e condenada à morte por apedrejamento por vários adultérios, segundo as autoridades iranianas.

"A investigação revela que essas pessoas (os dois estrangeiros) não são jornalistas ou, pelo menos, não há prova alguma de que sejam", disse o procurador, sem especificar a nacionalidade, mas levando a crer que poderiam ser alemães.

Ele afirmou que os dois estrangeiros tinham sido colocados em contato com a família de Mohammadi Ashtiani por um "fugitivo", fazendo, provavelmente, referência à militante Mina Ahadi, porta-voz do Comitê Internacional contra a Lapidação.

"Soube hoje que um iraniano que fugiu de um país estrangeiro havia entrado em contato com a família de Mohammadi e havia dito a ela que dois jornalistas tinham vindo entrevistá-la sobre o caso" de Sakineh. "Em seguida, dois cidadãos desse país foram entrevistar o filho de Mohammadi".

"Durante esse tempo, uma outra pessoa suspeitou deles e informou as autoridades", acrescentou o procurador, sem indicar se o filho da condenada e o advogado também tinham sido presos.

Mina Ahadi havia informado pouco antes à AFP da provável prisão de dois jornalistas alemães. "Eu estava com eles ao vivo no telefone durante essa entrevista, ontem (domingo) por volta das 17h (12h de Brasília), quando de repente um dos jornalistas gritou ;mas o que está acontecendo aqui?; e me disse ;Madame Ahadi, eu devo levá-la;".

"Depois, não tive notícia alguma. Normalmente, conversamos todos os dias. E falei com colegas de Sajjad (Ghaderzadeh, filho de Sakineh) em Tabriz, eles não têm mais notícias. Alguma coisa aconteceu, eu a ouvi. Acredito 100% que eles foram presos", disse. "Não sabemos onde eles estão, em que prisão, nem se foram levados para Teerã", acrescentou.

Os dois jornalistas trabalham para "um jornal alemão", disse Ahadi, recusando-se a revelar os nomes "por razões de segurança".

O Ministério alemão das Relações Exteriores não tinha condições de confirmar uma eventual prisão. "Estamos a par desta informação e investigaremos", afirmou nesta segunda-feira um porta-voz do ministério.

Em 28 de setembro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano indicou que o procedimento de reexame do caso de Sakineh Mohammadi-Ashtiani não estava concluído. No início de julho, o Irã anunciou que a condenação à morte por apedrejamento, anunciada em 2006 e confirmada em 2007 em apelação, mas não executada, tinha sido "suspensa" e que o caso estava sendo reexaminado.

A comunidade internacional se mobilizou para salvá-la.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação