Mundo

Tempestade tropical Paula se forma diante da costa de Honduras

Agência France-Presse
postado em 11/10/2010 19:20
Miami - Uma tempestade tropical que recebeu o nome Paula se formou nesta segunda-feira (11/10) diante da costa de Honduras, dirige-se rumo à península de Yucatán e se aproximará do litoral dessa região do México na noite desta terça-feira já como furacão, informou o centro americano de furacões (NHC).

Às 21h GMT (18h de Brasília) o centro da Paula estava localizado 210km a leste-sudeste de Ilha Guanaja, Hunduras, e a 585km a sul-sudeste de Cozumel. O fenômeno registra ventos máximos de 95km/h e se dirige para o noroeste a uma velocidade de 15km/h, indicou o organismo.

"Espera-se um fortalecimento e que Paula se transforme em um furacão na terça-feira", acrescentou.

As chuvas da tempestade poderão causar inundações em Yucatán e nas Ilhas de la Bahía, em Honduras, indicou o NHC.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor para o litoral de Honduras, de Limón até a fronteira com a Nicarágua, incluindo as Ilhas de la Bahía. E para o México, há alertas de Chetumal ao norte, até Punta Gruesa.

A América Central é atingida por uma das piores temporadas de chuvas (maio a novembro) dos últimos 50 anos, que neste ano deixou cerca de 400 mortos, milhares de desabrigados e perdas econômicas de bilhões de dólares.

A tempestade tropical Matthew, a última a assolar a América Central e o México, em setembro, deixou oito mortos e causou muitos estragos na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação