Mundo

Ataque deixa oito policiais mortos no noroeste do México

Agência France-Presse
postado em 11/10/2010 19:24
Culiacan - Ao menos oito policiais morreram nesta segunda-feira (11/10) em um ataque contra várias patrulhas rodoviárias no estado de Sinaloa, no noroeste do México, realizado por um grupo de homens armados com fuzis, informou a procuradoria estadual.

A ação ocorreu no município de Angostura, 90km ao norte de Culiacán, capital de Sinaloa, estado de Joaquín "Chapo" Guzmán, o narcotraficante mais procurado por México e Estados Unidos.

"São ao menos oito mortos, cinco da polícia estadual preventiva e três da polícia municipal, que faziam parte da operação de combate a roubos e assaltos", disse à AFP um funcionário da procuradoria de Sinaloa.

"Tudo indica que os agentes seguiam em quatro veículos quando foram atacados pelos homicidas, que estavam em três ou quatro caminhonetes, em comboio, como geralmente fazem nestes casos".

Centenas de cartuchos de armas de grosso calibre foram encontrados na zona do ataque, do mesmo modo que uma caminhonete com impactos de bala e marcada por um "X", símbolo utilizado pelo cartel de Sinaloa para identificar os veículos durante atentados.

Segundo a imprensa local, um comboio com 27 veículos com a letra "X" se deslocava pela região há alguns dias, causando pânico entre a população.

O Cartel de Sinaloa é liderado por Guzmán, foragido desde 2001, quando escapou de uma prisão de segurança máxima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação