Mundo

Nesta quarta, mineiros soterrados no Chile serão içados à superfície

postado em 12/10/2010 08:00

A pequena Scarlet, de apenas dois anos, pegou emprestada parte do nome do Acampamento Esperanza para expressar o que sente em relação ao pai, Claudio Acuña. Depois de 67 dias preso a 700m de profundidade, o mineiro de 34 anos terá a oportunidade de rever a filha, entre amanhã e sexta-feira. O operário responsável por perfurar os túneis da mina de San José, a 40km de Copiapó (norte do Chile), percebeu que a luta pela sobrevivência pode ter um preço alto demais. ;Ele trabalhava nesse emprego havia apenas três dias, quando houve o acidente;, relatou ao Correio, por telefone, Fabíola Araya, mulher de Claudio. ;Agora sei que falta só mais um pouquinho; estou mais tranquila;, desabafou.

Roxana Ávalos, cunhada do mineiro Jimmy Sánchez, fala sobre o resgate da mina de San José (em espanhol)


O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, confirmou que o resgate dos 33 mineiros soterrados se iniciará à zero hora de amanhã. E explicou que a chamada cápsula Fênix foi testada dentro do duto, após o processo de ;encamisamento; (veja arte). De acordo com Golborne, às 5h de ontem (6h em Brasília), o módulo de salvamento desceu até 610m de profundidade, 12m acima do local de onde os trabalhadores serão içados. ;Os resultados (do teste) têm sido bastante promissórios, muito positivos, a cápsula se comporta muito bem dentro do buraco. Não existe movimento de balançar dentro da cápsula, nem queda de terra no duto;, declarou o ministro. ;Há otimismo e, do ponto de vista técnico, o resgate avança bem;, acrescentou.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, assinalou que quatro membros da equipe de resgate descerão pelo duto para ajudar os mineiros na preparação para o salvamento. Também serão eles os últimos a sair. ;O primeiro socorrista vai ser um mineiro, depois um paramédico, seguido por outro mineiro e outro paramédico;, detalhou. Como a operação durará de um a dois dias, será preciso realizar turnos de trabalho.

No último sábado, Fabíola conversou com o marido, por meio de videoconferência, e revelou que Claudio Acuña está ;bem tranquilo;. No entanto, ela admite que o deslizamento ascendente da cápsula Fênix, por 622m, representa um risco. ;O resgate é perigoso, mas não existe outra forma de ele sair de lá;, afirma a mulher. Uma carta de Jimmy Sánchez revela o quanto o acidente na mina de San José afetou o estado psicológico do rapaz de 19 anos, o mais jovem dos 33 trabalhadores. ;Deus quis que eu ficasse aqui, não sei, para que eu me transforme. Tenho pensado e vou mudar muito. Já sofri bastante e não quero sofrer mais. Nesses momentos tão difíceis, agradeci a Deus por ter me dado uma filha;, afirmou, na carta, publicada pelo site do jornal chileno El Mercurio.

Churrasco
A carta de Jimmy estava endereçada à cunhada, Roxana Ávalos. Por telefone, ela contou ao Correio que a mensagem chegou às suas mãos ontem. ;Fiquei muito mais tranquila quando a li. Jimmy afirmava que está muito bem, mas desesperado para sair e rever sua bebê de três meses, Bárbara;, relatou. O caçula dos mineiros pôde conviver com a filha por pouco mais de 30 dias, antes que o desmoronamento em San José separasse ambos. Também no sábado, Roxana falou com o cunhado e notou tranquilidade. De acordo com ela, a família de Jimmy é muito religiosa e mantém a calma diante da proximidade do resgate. ;Estamos preparando uma megafesta para ele. Serão 500 pessoas, entre parentes, amigos e vizinhos. Assaremos carne de gado e de cordeiro, além de frango, em 10 grelhas;, explica.

Roxana acredita que Jimmy será retirado da mina amanhã. A pedido da reportagem, ela fez um balanço do que a família vivenciou nesses 67 dias. ;Em primeiro lugar, sentimos uma angústia terrível, por não sabermos as condições nas quais ele se encontrava;, revelou. ;Isso nos matava, mas nunca perdemos a fé e a esperança.; Quando receberam a informação de que Jimmy e os 32 colegas estavam vivos, os parentes experimentaram a ;maior alegria do mundo;. ;Com a chegada da perfuradora T-130, a sensação foi de felicidade tremenda;, acrescentou a cunhada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação