Agência France-Presse
postado em 12/10/2010 10:02
O acampamento Esperança é como uma grande maré humana sob uma temperatura de 30 graus ao meio-dia no deserto chileno, e deverá receber 3.500 pessoas durante o resgate dos 33 mineiros previsto para a meia-noite desta terça-feira."Atualmente há cerca de 2.000 pessoas, mas tem mais gente chegando. Receberemos entre 3.500 e 4.000 pessoas" para esta terça-feira, disse à AFP Mario Rozas, comandante da Polícia especial chilena, os Carabineiros.
A maior parte dos ocupantes do acampamento será de parentes dos mineiros e jornalistas de todo o mundo que estarão na cobertura do resgate dos 33 trabalhadores, presos há mais de dois meses a mais de 600 metros de profundidade na mina San José.
Conforme foi se aproximando a data do resgate, o número de profissionais da informação também aumentou, com instalação de centenas de tendas.
Os últimos detalhes da operação estão sendo concluídos nesta terça-feira por socorristas e engenheiros.
Cerca de 350 policiais se preparam para organizar a grande quantidade de pessoas e proteger os mineiros e seus familiares, impedindo a passagem de curiosos.
A falta de espaço fez com que vários jornalistas entrassem na barraca normalmente utilizada pelos parentes como refeitório.
Sua presença incomodou os familiares. Por isso, depois de pedir que se retirassem, alguém escreveu em um cartaz a mensagem em inglês: "Please, do not use the eating area for work space" (Por favor, não usem o refeitório como área de trabalho)".