Mundo

Entenda o plano de resgate dos mineiros passo a passo

Agência France-Presse
postado em 12/10/2010 16:49
O governo do Chile desenvolveu um complexo plano para receber na superfície os 33 mineiros presos em uma jazida de cobre e ouro no norte do Chile, que inclui a mobilização de helicópteros militares, de equipes de emergência, médicos e paramédicos.

Estes são os passos do resgate:


- QUATRO SOCORRISTAS VÃO AO FUNDO DA MINA: Um socorrista mineiro será o primeiro a descer até o fundo da mina, seguido de um enfermeiro, de outro socorrista mineiro e de outro enfermeiro, para ajudar os mineiros em seu processo de saída para a superfície. Eles permanecerão sob a terra até que o último mineiro tenha sido retirado.


- MINEIROS SERÃO IÇADOS EM UMA CÁPSULA: Os 33 mineiros serão içados para a superfície em uma cápsula de 4 metros de altura e 450 quilos dotada de tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e de um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia. Os mineiros receberão roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos oculares depois de tanto tempo na escuridão.

O Governo programou o início da operação final de resgate para as 00h00 de quarta-feira. A subida durará cerca de 15 minutos, e o tempo estimado entre um mineiro e outro será de uma hora, o que fará com que o tempo total de resgate seja de cerca de 36 horas.


- PRIMEIRO OS HÁBEIS, DEPOIS OS FRÁGEIS E, FINALMENTE, OS FORTES:

Foram identificados quatro mineiros considerados mais hábeis, e deles, o que se apresentar como voluntário subirá primeiro. Terá de ser um mineiro com capacidade para resolver qualquer problema durante a subida. Depois dos hábeis, subirão os frágeis, entre os quais estão os mais pesados, o mineiro que sofre de diabetes e outro que sofre de problemas respiratórios, enquanto que os últimos a sair serão os mais fortes, capazes de seguir colaborando e controlando a ansiedade da espera.


- CUIDADOS MÉDICOS IMEDIATOS: Cada mineiro que for saindo será recebido por médicos e paramédicos da Corporação Nacional do Cobre (Codelco) e da Marinha, que fornecerão assistência médica rápida em uma tenda instalada logo ao lado da saída do buraco.

Nessa primeira avaliação, serão feitas perguntas simples, como se estão com muita dor, e serão feitos testes de lucidez.

Depois, serão levados para uma área de estabilização a poucos metros dali. Eles passarão pelo menos duas horas nesse local, onde receberão soro, algumas vitaminas e antibióticos, e iniciarão a avaliação psicológica presencial. Serão atendidos por três médicos e por um psicólogo.


- ENCONTRO COM FAMILIARES: Depois de verificar que o mineiro está em boas condições físicas, este será levado a um módulo especial isolado, a poucos metros da tenda médica. Neste local poderá se reunir com dois ou três parentes.


- VIAGEM DE HELICÓPTERO PARA O HOSPITAL: Depois, serão levados de ambulância para um heliporto na mesma mina e levados em helicópteros militares para uma base militar (em um trajeto de cerca de 12 minutos) e de lá percorrerão em uma ambulância cerca de 300 metros em direção a um hospital estatal da cidade de Copiapó. Eles passarão pelo menos 48 horas no local para uma revisão mais exaustiva.

Se existir neblina -habitual no deserto do Atacama- alguns mineiros poderão ser isolados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação