Mundo

Conselho de Segurança da ONU ganha cinco membros não permanentes

Agência France-Presse
postado em 12/10/2010 18:00
Colômbia, África do Sul, Índia, Portugal e Alemanha foram eleitos nesta terça-feira como novos membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

A Colômbia se juntará ao Brasil como um dos países latino-americanos no órgão executivo da ONU. O mandato de um membro não permanente é de dois anos.

Após a eleição, os Estados Unidos saudaram os novos membros.

Os Estados Unidos "saúdam a eleição de Colômbia, África do Sul, Índia, Portugal e Alemanha para o Conselho de Segurança. Esperamos trabalhar de maneira construtiva com todos os membros", ressaltou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

"Acreditamos que os novos membros trabalharão (...) para contribuir com a efetividade e a eficácia do Conselho e para apoiar seu papel de manutenção da paz e da segurança internacionais", disse Crowley.

O Conselho de Segurança possui quinze membros, cinco deles com direito de veto (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação