Mundo

Mesmo com problemas no primeiro teste, operação de resgate é iniciada

postado em 12/10/2010 23:02
Depois de três testes e mais de três horas de atraso, resgate começa com descida de socorristaPouco depois das 23h desta quarta-feira (12/10), o primeiro funcionário responsável por ajudar os mineiros desceu os 622m de profundidade até o refúgio usando a cápsula de resgate, que já havia sido testada três vezes. Ao primeiro socorrista, o presidente Sebastián Piñera desejou "muito boa sorte".

Logo no início da descida, uma primeira parada foi necessária para ajustar o ângulo. No primeiro teste, a cápsula sofreu uma deformação na porta durante o primeiro teste e foi "ajustada" com golpes de martelo, o que retardou o início da operação, constatou a AFP.

Após realizar uma primeira descida pelo duto, a cápsula vazia emergiu com alguns amassos e foi possível ver operários batendo em sua porta com martelo.

Jorge Sougarret, um especialista entrevistado pela TV chilena, assinalou que houve um problema nas rodas ajustáveis da cápsula, na transição entre a parte do duto revestida com canos (até 56 metros) e o trecho maior, em terra viva, o que fez a cápsula bater contra a parede.

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação