Mundo

Lula parabeniza Piñera pelo resgate de mineiros no Chile

postado em 13/10/2010 12:46

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta quarta-feira (13/10) seu colega chileno, Sebastián Piñera, pelo "extraordinário trabalho" de resgate dos trabalhadores da mina de San José. Os esforços ocorrem desde ontem à noite no deserto do Atacama.

Em uma conversa de cerca de dez minutos, Lula, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, disse que "todo o mundo está orgulhoso do que o Chile está realizando". Ele estendeu os cumprimentos à equipe de resgate.

Piñera agradeceu o telefonema de Lula e informou ao presidente brasileiro que naquele momento estava sendo resgatado o 14; trabalhador. Depois, passou o telefone para o presidente da Bolívia, Evo Morales, também presente na área da mina. Morales disse a Lula que estava admirado pelo sucesso do esforço extraordinário empreendido pelo Chile. Um dos mineiros resgatados é boliviano. "Cuide bem do seu mineiro", recomendou Lula ao colega boliviano.

O presidente chileno agradeceu ao telefonema. "Presidente Lula, estamos vivendo um dia de emoção, força, e companherismo. Lula, obrigado por solidarizar com a gente. Nos vemos em breve", disse Piñera, ao celular.

Ao final do telefonema, Piñera cobrou que Lula visite o Chile em novembro. A visita estava marcada para dia 3, mas foi adiada por causa do segundo turno da eleição presidencial.

Emocionado, Piñera arriscou em português uma saudação ao presidente do Brasil. "Lula um abraço muito grande, um abraço mais grande do mundo. Adeus Lula"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação