Mundo

Resgate de mineiros é recebido no mundo com alegria e alívio

Agência France-Presse
postado em 13/10/2010 13:00
O começo do resgate dos 33 mineiros chilenos presos desde 5 de agosto em uma mina do deserto do Atacama foi recebido nesta quarta-feira no mundo muito com alívio, alegria e emoção.

Durante a madrugada, o Departamento de Estado americano saudou o "notável" resgate dos mineiros.

"Felicitamos o Chile pelo sucesso no resgate do primeiro mineiro (Florêncio Ávalos). Isto é um notável exemplo de esperança e habilidade", disse o porta-voz do Departamento, PJ Crowley.

Em Washington, o presidente Barack Obama também manifestou seus votos de sucesso pleno da operação.

"Nossos pensamentos e orações acompanham os mineiros, suas famílias e os valentes homens e mulheres que têm trabalhado arduamente para seu resgate", disse Obama na Casa Branca.

"Ainda falta muito para a conclusão do resgate e resta muito trabalho duro pela frente. Rezamos para que, com a graça de Deus, os mineiros possam sair a salvo e voltar rapidamente para suas famílias".

"Também nos orgulha a participação de todos os americanos que trabalharam com nossos amigos chilenos no local para possibilitar o regresso dos mineiros".

[SAIBAMAIS]Especialistas da Agência Espacial Americana (Nasa) assessoraram a equipe chilena encarregada do apoio psicológico aos mineiros presos.

O presidente venezuelano Hugo Chávez, por sua vez, enviou uma mensagem pelo Twitter.

"Estamos com o Chile! Deus está com vocês. Saudações, presidente Piñera", afirmou em sua conta @chavezcandanga.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou atrasado à cidade de Copiapó, no norte do Chile e próxima à mina San José, para acompanhar o resgate de seu compatriota Carlos Mamani, um dos 33 mineiros presos, mas declarou toda sua gratidão ao governo de Quito.

"Em nome do governo nacional expresso meu respeito, minha admiração ao presidente Piñera, surpreso pelo esforço, pelo trabalho, de recuperar os 33 mineiros", disse Morales.

"Incrível, para o povo boliviano será inesquecível este esforço. Ao povo chileno, muito obrigado".

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou, por sua vez, que acompanha o resgate com "grande admiração" e expressou alívio com o sucesso da operação até o momento.

"Gostaria de expressar meu grande alívio pelo início de sucesso da operação de resgate em San José", destaca Barroso em uma mensagem enviada ao presidente chileno, Sebastián Piñera, na qual afirma que acompanha "as horas críticas com grande admiração pelos esforços que estão sendo feitos".

"O companheirismo e a resistência dos mineiros, a seriedade e a eficácia da operação e a solidariedade de todos os envolvidos enviaram ao mundo uma mensagem de esperança e confiança", disse o presidente da Comissão.

Já o Papa Bento XVI afirmou que está rezando pela "bondade divina".

"Continuo com esperança de encomendar a bondade divina aos mineiros da região do Atacama", afirmou o pontífice, saudando em espanhol os peregrinos que assistiam à audiência na praça de São Pedro, no Vaticano.

Na semana passada, Bento XVI já havia declarado que rezava "fervorosamente" pelos mineiros chilenos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação