Mundo

Três mineiros devem deixar o hospital de Copiapó ainda nesta quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 14/10/2010 14:13
Três dos 33 mineiros resgatados nessa quarta-feira da Mina San José, no Chile, devem receber alta ainda nesta quinta-feira (14/10), segundo informou o subdiretor do hospital de Copiapó, Jorge Montes. Ainda não se sabe o horário da saída desses trabalhadores. O ministro de Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse que os mineiros "evoluíram bem".

Mais cedo, três mineiros passaram por cirurgia dentária, com anestesia geral, devido a infecções, mas todos passam bem. O trabalhador mais velho entre o grupo que ficou soterrado 69 dias a 700m, Mário Gómez, de 63 anos, sofre de pneumonia aguda, de acordo com um dos médicos responsáveis pelos mineiros após o resgate. Ele disse que Gómez está reagindo bem aos antibióticos.

Durante o dia, eles receberam a visita de um grupo de socorristas que trabalharam na operação de resgate e do presidente do Chile, Sebastián Piñera. Os 33 mineiros resgatados serão recebidos no palácio presidencial de Santiago e também jogarão uma partida de futebol contra ministros e outros funcionários do Governo, de acordo com o chefe de estado chileno.

Queremos que no "dia 25 de outubro sejam recebidos na casa do povo, com suas famílias (sede do governo, Palácio de La Moneda), como merecem", assinalou Piñera, depois de visitá-los no hospital de Copiapó, onde foram internados depois de resgatados da mina na qual estiveram soterrados por 69 dias.

"Neste 25 de outubro vamos jogar uma partida de futebol. A seleção dos mineiros contra a seleção do La Moneda. A equipe que ganhar ficará no La Moneda e a que perder voltará para a mina", brincou o presidente.

Piñera visitou os mineiros que passaram sua primeira noite na superfície e conversou com eles no hospital. Todos ainda usavam óculos escuros para voltar a se acostumar com a luz solar, como mostrou a televisão local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação