Mundo

Cinco cubanos libertados recebem oferta para emigrar aos EUA

Agência France-Presse
postado em 14/10/2010 20:10
Havana - Cinco dos nove ex-presos políticos cubanos, soltos em 2004 e 2006, receberam do governo ofertas de emigrar aos Estados Unidos, confirmaram nesta quinta-feira (14/10) à AFP dirigentes da oposição.

Oscar Espinosa Chepe, Jorge Olivera, Carmelo Díaz, Roberto de Miranda e Margarito Broche, soltos em 2004 por problemas de saúde após integrar o grupo de 75 dissidentes presos em 2003, foram contactados sobre "uma tendência das autoridades de permitir a saída dos cinco", disse à AFP o opositor Elizardo Sánchez.

O governo em Havana autorizou a família do preso opositor Orlando Zapata, que morreu em fevereiro após 85 dias de greve de fome, a deixar a ilha e emigrar aos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira Reina Tamayo, mãe do dissidente, que disse haver recebido a oferta através da Igreja.

Espinosa disse à AFP que na manhã de hoje foi convocado com a mulher, a jornalista independente Miriam Leiva, para comparecer no escritório de Emigração do município, Playa, na Cidade de Havana, onde um oficial lhe disse que receberia "permissão permanente para sair de Cuba".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação