postado em 15/10/2010 09:12
O engenheiro André Sougarret, o cérebro por trás do resgate perfeito dos 33 mineiros no norte do Chile, tem a fama de homem imperturbável diante das dificuldades. Mas não escondeu as lágrimas quando viu emergirem os homens que passaram 70 dias no fundo da mina de San José, graças à operação de retirada concebida por ele. A imprensa conviveu diariamente com o rosto permanentemente grave de Sougarret, que todos os dias se colocava diante dos microfones para dar informações técnicas da operação. Graças a ele, os jornalistas aprenderam um pouco de engenharia e, com os telespectadores, se familiarizaram com termos como Strata, torque, casing e RQD (Rock Quality Designation), que iam definindo os avanços do resgate.
Com 46 anos, casado e pai de três filhas, Sougarret estudou engenharia de minas na Universidade do Chile. Atuava como gerente de mina da Divisão El Teniente ; que abriga a maior mina subterrânea do mundo ;, pertencente à companhia cuprífera estatal chilena Codelco, quando o presidente Sebastián Piñera pediu para que liderasse a operação de resgate dos 33 mineiros. ;Já tinha acumulado muita tensão e o ocorrido fez com que todas as emoções transbordassem;, explicou seu irmão, Jorge, também engenheiro de minas.
Sucesso
André Sougarret atribuiu o sucesso da operação a ;objetivos e definições claras; e ao fato de ter resolvido tudo com ;transparência;. ;Bom, papai, você é ;seco;. Agora vem pra cá;, foi a mensagem enviada, por meio do microblog Twitter, pela filha Ivy, de acordo com o jornal La Tercera. Os chilenos usam a expressão ;ser seco; para designar ;ser o melhor em algo;. Após quase dois meses na jazida de San José, Sougarret terá que voltar a Rancagua, no sul do Chile, para gerir novamente a mina El Teniente. Ontem, ele compareceu à mina pela última vez, ao lado do ministro da Mineração, Laurence Golborne. O político contou ter feito uma aposta com Sougarret sobre qual dos três planos desenhados para contatar os mineiros chegaria primeiro. ;Ele ganhou. Claro, ele tinha vantagem: eu sou engenheiro químico, ele é engenheiro de minas;, brincou Golborne, radiante.