Agência France-Presse
postado em 15/10/2010 11:21
BRUXELAS - O Paquistão está disposto a facilitar o diálogo entre Cabul e os talibãs, indicou nesta sexta-feira, em Bruxelas, seu ministro das Relações Exteriores, Shah Mahmood Qureshi. Ontem, a Otan enviou uma mensagem no mesmo sentido.
"O governo paquistanês está aqui para ajudar, para facilitar o diálogo", acrescentou Qureshi, defendendo que a reconciliação e a paz no vizinho Afeganistão é do interesse de Islamabad.
A Otan assegurou na quinta-feira estar aberta a apoiar os contatos entre os talibãs e o governo afegão, apesar de enfatizar que isto não implica cessar as operações militares contra a insurgência no Afeganistão.
"A Aliança Atlântica está aberta a conceder uma assistência prática aos contatos entre as autoridades afegãs e os rebeldes talibãs", afirmou Rasmussen antes de uma reunião dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores da organização.
"Mas a Otan deve prosseguir com suas operações militares contra a insurgência", completou. O Alto Conselho para a Paz, entidade afegã responsável por estabelecer contatos com os insurgentes para tentar acabar com a guerra, pediu à Otan o fim das operações em regiões onde os talibãs estejam dispostos a negociar com o governo.