Mundo

Irã liberta executivo americano de 71 anos após 2 anos na prisão

Agência France-Presse
postado em 16/10/2010 19:11
WASHINGTON - O executivo iraniano-americano Reza Taghavi foi libertado este sábado (16/10) por autoridades iranianas, após ficar detido por mais de dois anos, anunciaram as emissoras americanas CCNN e ABC.

A ABC anunciou, em um comunicado, que filmou o septuagenário quando saía da prisão, mas as imagens não estavam disponíveis no canal no momento.

"Às vezes me sinto aliviado, às vezes me dá raiva. O que aconteceu? Dois anos e meio, por que?", disse o executivo, após deixar a prisão de Evin, em Teerã, segundo a emissora.

"Tenho 71 anos, não tenho tempo. Dois anos e meio é muito tempo na prisão para um velho", acrescentou, segundo a ABC, indicando que ele e a esposa esperavam voltar aos Estados Unidos esta semana.

"O executivo aposentado do condado de Orange, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos) foi libertado no sábado, após ter sido detido na célebre prisão Evin, no Irã, após sua detenção, em maio de 2008", noticiou a CNN, citando o advogado do preso.

Taghavi foi acusado de ter entregue 200 dólares ao grupo "Tondar", considerado terrorista pelas autoridades iranianas. Autoridades americanas pediram várias vezes sua libertação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação