Agência France-Presse
postado em 16/10/2010 20:10
MARRAKECH - O comissário europeu da Competência, Joaquín Almunia, e o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, instaram este sábado (16/10) à União Europeia erguer a voz sobre as questões globais e enfrentar os problemas que afetam o planeta."Europeus, uni-vos, por favor", disse Almunia ante a Conferência de Política Mundial, fórum organizado pelo Instituto Francês de Relações Internacionais.
Almunia disse que se os europeus não se unirem mais, a Europa começará a ter menos importância do que os europeus desejam.
Ao mesmo tempo, uma Europa unificada, acrescentou, teria menos demandas a fazer de uma maior representação em instituições como o Fundo Montetário Internacional (FMI), onde os países emergentes querem se fazer ouvir mais.
Almunia reconheceu que, com relação às negociações com os líderes mundiais, se a Europa tiver uma posição única, "então não se faz necessário oito europeus ao redor de uma mesa".
Miguel Angel Moratinos, por sua vez, disse que tem sido comum não entender "que estamos em um novo século", que começou uma nova página na história.
Com relação ao longo e complexo processo para se obter um consenso global sobre os problemas mais urgentes, Moratinos questionou-se se os europeus estariam preparados a responder politicamente aos novos desafios deste século.