Mundo

Protesto em Tel Aviv contra juramento de fidelidade a Estado judeu

Agência France-Presse
postado em 16/10/2010 20:14
TEL AVIV - Milhares de israelenses judeus e árabes se manifestaram, na noite deste sábado (16/10), gritando palavras de ordem como "Não ao fascismo, sim à democracia", contra um controverso projeto de lei que exige aos candidatos à cidadania jurar fidelidade a "Israel, ao Estado judeu e democrático".

O protesto foi organizado pelos partidos de oposição de esquerda e por organismos de defesa dos Direitos Humanos para protestar contra o aval dado no domingo passado pelo governo de direita de Benjamin Netanyahu a esta emenda da lei.

Os manifestantes marcharam pelas ruas centrais de Tel Aviv até a sede do ministério da Defesa, exibindo cartazes com inscrições como "Judeus e árabes nos negamos a ser inimigos" e "Não ao ódio".

Durante o desfile, foram ouvidas vaias contra o premier e contra o chefe da diplomacia israelense, Avigdor Lieberman, cujo partido, Israel Beiteinou, impulsionou esta emenda, que ainda deve ser aprovada na Knesset (Parlamento) para entrar em vigor.

Este projeto de emenda da lei de 1952 sobre a cidadania provoca duras críticas na minoria árabe de Israel (20% da população), que a considera "racista", sobretudo porque atinge os palestinos que se instalam em Israel após se casarem com árabes israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação