Agência France-Presse
postado em 17/10/2010 18:02
LONDRES - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, visitou este domingo as Cabinet War Rooms e o museu Winston Churchill de Londres, aonde chegou na véspera para um giro de trabalho pela Europa, após o bem-sucedido resgate dos mineiros na região do deserto do Atacama.Piñera, que viaja acompanhado da esposa, Cecilia Morel, percorreu as salas que serviram de refúgio antibomba e quartel-general para o ex-primeiro-ministro durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
O presidente chileno é um grande admirador de Churchill, cuja frase, "sangue, sudor e lágrimas", pronunciada em discurso três dias depois de a Alemanha invadir a França em 1940, o inspirou durante os 69 dias que durou o resgate na mina San José e que terminou na quarta-feira passada com a saída de todos os mineiros.
Antes do início da agenda oficial, esta segunda-feira, Piñera disse à rede de TV britânica Sky News que a "Inglaterra é um aliado chave na Europa e espero que possamos fortalecer nossos laços".
Ele disse, ainda, que compartilhava "os mesmos valores, os mesmos pontos de vista" com o premier britânico, David Cameron, com que se reunirá na tarde de segunda na Downing Street, sede do governo, antes de ser recebido pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.
Aos dois Piñera entregará a cópia da primeira mensagem que os mineiros enviaram à superfície ("Estamos bem no refúgio, os 33"), 17 dias depois do acidente que os manteve presos na mina.